2. “Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada”
3. “Sem um povo educado não há como fazer o país crescer”
4. “Não existe nenhuma outra política que possa gerar o desenvolvimento que não seja a política da educação”.
5. “O único clamor da vida é por mais vida bem vivida. Essa é, aqui e agora, a nossa parte. Depois seremos matéria cósmica. Apagados minerais. Para sempre mortos”

"Os homens passam, os povos ficam; os homens passam, as idéias ficam."
FIDEL CASTRO, 20 julho de 1996.
FAULKNER, William
EM NOME DO QUE VENHO
dos párias,
dos humildes...
Em nome do oprimido contra o opressor;
do pobre contra o rico;
do pequeno contra o grande.
Venho em nome daqueles que não têm pão,
daqueles que não têm lar;
daqueles que não têm lençol;
daqueles que têm sede de amor;
daqueles que nunca tiveram uma benfazeja e carinhosa mãe a suavizar a agonia;
daqueles que vivem no ódio perene.
GROTIUS, ao tentar conter os impulsos de um tirano:
"Nem mesmo Deus pode fazer com que duas vezes dois não sejam quatro."
MONTAIGNE
"Se a falsidade, como a verdade, tivesse apenas uma face, saberíamos melhor onde estamos, pois tomaríamos então por certo o contrário do que o mentiroso nos disesse. Mas o reverso da verdade tem mil formas e um campo ilimitado."
NIETZSCHE
"O valor estético surge da memória, e portando da dor, da dor de abrir mão de prazeres mais fáceis em favor de outros muito mais difíceis."
SHAKESPEARE
"Cada fato é à idéia tão avesso, que os planos ficam sempre insatisfeitos; as idéias são nossas, não os feitos."
J.J.ROUSSEAU
"Tenho a disposição mais prática que se possa imaginar. Meus desejos são: uma modesta cabana, um teto de palha; porém boa cama, boa mesa, manteiga e leite bem frescos, umas flores na janela, algumas árvores formosas em frente à porta, e se o bom Deus quiser me fazer completamente feliz, me concederá a alegria de ver pendurados nessas árvores uns seis ou sete dos meus inimigos. Com coração compadecido lhes perdoarei antes de sua morte todas as iniquidades que me fizeram sofrer em vida. É certo: se deve perdoar aos inimigos, porém não antes de sua execução."
PROUST - Em busca do tempo perdido
"A sabedoria não se transmite, é preciso que a gente mesmo a descubra depois de uma caminhada que niguém pode fazer em nosso lugar, e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas.
HCTF
" Quando da morte dos meus inimigos, eu os perdoarei.
MARIO VARGAS LHOSA - A EREÇÃO PERMANENTE
"... Enquanto o carnaval existir não haverá nenhuma revolução social no Brasil (...) enquanto o carnaval carioca existir, para quem o viveu ou recordar, ou até mesmo imaginar , a vida será melhor do que a porcaria que normalmente é, uma vida que, por alguns dias - como jurava o tio Lucho - chega às raias do sonho e se mistura com a magia da ficção."
WILDE, Oscar
"Só há uma maneira de vencer a tentação: entregue-se a ela."
"Quando jovem achava que o dinheiro é tudo na vida. Hoje, tenho certeza."
RIMBAUD
"Ociosa juventude, a tudo rendida. Por delicadeza, perdi minha vida."
NIETZSCHE
"O que serve à maioria, pode não servir a cada um."
SANTO AGOSTINHO - Confissões
"Senti e experimentei que o pão, tão saboroso ao paladar saudável, seja enjoativo ao paladar enfermo, e que a luz, amável aos olhos límpidos, seja odiosa aos olhos dos doentes."
PROUST
"A sabedoria não se transmite, é preciso que a gente mesmo a descubra depois de uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar, e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas."
NIETZSCHE
"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isto te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias. Existe no mundo um único caminho onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes: segue-o."
GUILLAUME DE LA PERRIÈRE
"Governo é uma correta disposição das coisas de que se assume o encargo para conduzí-las a um fim conveniente."
W.E. GLADSTONE
"Não há maior honra para um partido do que sofrer pela sustentação de princípios que ele julga serem justos."
FAULKNER, William
"O passado nunca está morto, ele nem mesmo é passado."
HCTF
Leitores são como almas para a Igreja: quanto mais, melhor.
JOHN MILTON
"Aqueles que vazaram os olhos do povo, o recriminam por sua cegueira."
"Quando foi que os clássicos morreram? A verdade é esta: morreram na guerra. Se é certo que houve soldados que marcharam ao front levando o Fausto na mochila, também é certo que os que voltaram da guerra já não o traziam." BERTHOLD BRECHT
"A idéia da arte popular, como a da arte patriótica, ainda que não fosse perigosa, se me afiguraria ridícula. Procurando torná-la acessível ao povo, sacrificar-se-iam os requintes da forma; "bons para desocupados"; ora, eu frequentava suficientemente os mundanos para saber que são eles, e não os operários eletricistas, os verdadeiros iletrados. Assim sendo, uma arte popular pela forma mais aos membros do Jockey Club do que aos da Confederação Geral do Trabalho; quanto aos temas, os romances populares satisfazem tão pouco à gente do povo como às crianças os livros escritos em sua intenção. Todos buscam novidade na leitura, e os operários têm pelos príncipes a mesma curiosidade dos príncipes pelos operários. No início da guerra, já dizia Barrès que um artista (no caso Ticiano) deve antes de tudo servir à glória de sua pátria. Mas só como artista o pode fazer, isto é, com a condição de, ao estudar as leis da Arte, ao tentar suas experiências e fazer suas descobertas, tão delicadas como as da Ciência, não pensar em nada - nem na pátria - além da verdade que tem diante de si. Não imitemos os revolucionários desprezando, por "civismo", quando não as destruíam, as obras de Watteau e La Tour, pintores que honravam mais a França do que todos os da Revolução. Nenhuma criatura sensível, se pudesse escolher, optaria provavelmente pela anatomia. Não foi a bondade, grande embora, de seu coração virtuoso que levou Choderlos de Laclos a escrever As relações perigosas, nem a predileção pela burguesia, grande ou pequena, que sugeriu a Flaubert temas como os de Madame Bovary ou de Educação sentimental. Prediziam alguns que seria breve a arte de uma época apressada, como antes da guerra a imaginavam curta. Também a estrade de ferro deveria matar a contemplação, era inútil lamentar as diligências, mas o automóvel as veio substituir e permitir de novo aos turistas pararem nas igrejas abandonadas." PROUST > Em busca do tempo perdido
"Um amigo meu, falando das atitudes dos críticos em relação aos artistas, a definiu, meio de brincadeira, deste modo: 'críticos são os burros que discutem os inteligentes'. Essa definição, ainda que unilateral, imprecisa e grosseira, contém uma verdade parcial e é incomparavelmente mais correta do que a definição segundo a qual os críticos são os que explicam as obras de arte. "Os críticos explicam." Mas o que explicam eles? Um artista, se for um artista verdadeiro, transmitiu a outros, em sua obra, o sentimento que vivenciou: o que há para explicar aí? Se a obra é boa como arte, o sentimento expresso pelo artista é transmitido a outros, seja a obra moral ou imoral. Se ele é transmitido a outros, estes o experimentam eos experimentam, além disso, cada um à sua própria maneira, e toda interpretação é supérflua. Se a obra não contagia os outros, nenhuma interpretação vai torná-la contagiosa. Obras artísticas não podem ser interpretadas. Se fosse possível para o artista explicar em palavras o que ele quis dizer, ele o teria dito em palavras. Mas ele o disse com sua arte porque era impossível transmitir o sentimento que experimentou de qualquer outra maneira. A interpretação de um trabalho artístico em palavras somente prova que o intérprete é incapaz de ser contagiado pela arte. Isso é fato; e, por mais estranho que pareça, são as pessoas menos capazes de ser contagiadas pela arte quem sempre foram críticos. Na maior parte dos casos, são aqueles que têm facilidade para escrever, bem instruídos, inteligentes, mas com uma capacidade de ser contagiados pela arte completamente pervertida ou atrofiada. E, portanto, com seus textos, esses críticos sempre contribuíram significativamente e ainda contribuem para deturpar o gosto do público que os lê e acredita neles." TOLSTOI, Leon > O Que é Arte?

HCTF - Parafraseando Voltaire:
"Os que compram votos, certamente vendem os seus..."
BALZAC
"Alguns escolhem o que comem; outros não têm o que comer.""A multidão aprova involuntariamente um sentimento de respeito por tudo que é engrandecido, sem exigir muitas contas dos meios empregados para isso. A sabedoria não se transmite, é preciso que a gente mesmo a descubra depois de uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar, e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas."
Antropocentrismo/Utilitarismo
HANNA ARENDT > "... o homem é a medida de todas as coisas (Chremata)."
"A palavra chremata não significa, de forma alguma, "todas as coisas", mas somente aquelas coisas que os homens usam, necessitam ou possuem. O suposto dito de Protágoras, "o homem é a medida de todas as coisas", seria, na paráfrase de Heráclito, "o conflito é o pai de todas as coisas".
ARISTÓTELES > "É absurda a opinião de que o homem é o mais alto de todos os seres vivos e de que tudo o mais está sujeito às exigências da vida humana."
KANT > "Nenhum homem deve jamais tornar-se um meio para um fim; todo ser humano é um fim em si mesmo."
PLATÃO > "Deus é a medida de todas as coisas." (no fim da vida)
SÓCRATES > "Se sou um, é melhor estar em desacordo com o mundo do que comigo mesmo."
OSCAR WILDE > "Ser bom é estar em harmonia consigo mesmo. E não o ser é ver-se forçado a estar em harmonia com os outros."
HANNA ARENDT - A condição humana
Sobre a dor...
"... De fato, o sentimento mais intenso que conhecemos - intenso ao ponto de eclipsar todas as outras experiências, ou seja, a experiência da grande dor física - é, ao mesmo tempo, o mais privado e menos comunicável de todos. Não apenas por ser, talvez, a única experiência à qual somos incapazes de dar forma adequada à exposição pública; na verdade, ela nos priva de nossa percepção da realidade a tal ponto que podemos esquecer essa última e mais rápida e facilmente que qualquer outra coisa. Não parece haver uma ponte que ligue a subjetividade mais radical, na qual eu já não sou 'identificável', ao mundo exterior da vida. Em outras palavras, a dor, que é realmente uma experiência limítrofe entre a vida, no sentido de 'estar na companhia dos homens' (inter homines esse), e a morte, é tão subjetiva e alheia ao mundo das coisas e dos homens que não pode assumir qualquer tipo de aparência. Ao contrário do que ocorre com a dor, há um aspecto da morte na qual é como se ela aparecesse entre os vivos: na velhice. Goethe observou certa vez que envelhecer é 'desaparecer gradualmente'. A verdade desta observação, bem como o surgimento real desse processo de desaparecimento, são bem tangíveis nos auto retratos dos grandes mestres quando velhos - Rembrandt, Leonardo etc. -, nos quais a intensidade dos olhos parece iluminar e presidir um corpo que vai desaparecendo."
Sobre a Grécia antiga...
"A feição não privativa da esfera doméstica residia originalmente no fato de ser o lar a esfera do nascimento e da morte, que devia ser escondida da esfera pública por abrigar coisas ocultas aos olhos humanos e impenetráveis ao conhecimento humano. É oculta porque o homem não sabe de onde vem quando nasce, nem tem conhecimento do lugar para onde vai quando morre. 'Aparentemente, os mistérios eleusinos proporcionavam uma experiência comum e quase pública de toda essa esfera que, dada à sua própria natureza e embora fosse comum a todos, precisava ser escondida, mantida em segredo contra a esfera pública: todos podiam participar dos mistérios, mas a ninguém era lícito falar deles. Os mistérios tinham a ver com o indizível, e qualquer experiência que não pudesse ser expressa em palavras era apolítica e talvez antipolítica por definição. Tinham a aver com o segredo do nascimento e da morte, como parece prová-lo um fragmento (frag.137a) de Píndaro, onde supostamente o iniciado conhecia 'o fim da vida e o começo dado por Zeus.' Não o interior dessa esfera, que permanece oculta e sem o significado público, mas a sua aparência externa é importante também para a cidade, e surge na esfera da cidade sob a forma de limites entre uma casa e outra. A lei era originalmente identificada com esta linha divisória, que, em tempos antigos, era ainda na verdade um espaço, uma espécie de terra de ninguém entre o privado e o público, obrigando e protegendo ambas as esferas e ao mesmo tempo separando-as uma da outra." HANNA ARENDT > A Condição Humana.
Sobre a autoridade (conceito desconhecido para os gregos)...
"A razão porque Platão queria que os filósofos se tornassem os governantes da cidade se assentava provavelmente no conflito existente entre o filósofo e a polis, ou na hostilidade da polis para com a filosofia, que possivelmente estivera dominante durante algum tempo antes de mostrar sua ameaça imediata à vida do filósofo no julgamento e morte de Sócrates. Politicamente, a filosofia de Platão mostra a rebelião do filósofo contra a polis. O filósofo anuncia sua pretensão ao governo, mas não tanto por amor à polis e a política (embora não se possa negar motivação patriótica a Platão, que distingue sua filosofia das de seus seguidores na antiguidade), como por amor à filosofia e a segurança do filósofo. Foi após a morte de Sócrates que Platão começou a descrer da persuasão como insuficiente para guiar os homens, e a buscar algo que se prestasse a compelí-los sem o uso de meios externos de violência.
Bem no início de sua procura ele deve ter descoberto que a verdade, isto é, as verdades que chamamos de auto evidentes, compelem a mente, e que essa coerção, embora não necessite de nenhuma violência para ser eficaz, é mais forte que a persuasão e a discussão. O problema a respeito da coerção pela razão, contudo, está em que somente a minoria se sujeita a ela, de modo que surge o problema de assegurar com que a maioria, o povo, que constitui em sua própria multiplicidade o organismo político, possa ser submetida à mesma verdade. Aqui, certamente, se devem encontrar outros meios de coerção, e aqui, novamente, se deve evitar a coerção pela violência para que a vida política, tal como entendida pelos gregos, não seja destruída. Esse é o principal impasse da filosofia política de Platão e permaneceu o impasse de todas as tentativas de estabelecer uma tirania da razão.
Em A república, o problema é resolvido através do mito inal das recompensas e punições na vida futura, um mito no qual o próprio Platão obviamente nem acreditava nem pretendia que os filósofos acreditassem. Aquilo que a Alegoria da caverna é, no meio de A república, para os eleitos ou para o filósofo, é no final o mito do inferno, para a maioria que não está à altura da verdade filosófica. Em Leis, Platão lida com a mesma perplexidade, mas da maneira oposta; aqui, propõe um substituto para a persuasão, a introdução às leis na qual seu intento e propósito devem ser explicados aos cidadãos." HANNA ARENDT > Entre o Passado e o Futuro.
PARA KANT, em réplica a Platão > "Não se deve esperar que os reis filosofem ou que os filósofos se tornem reis, e tampouco deve-se desejá-lo, pois a posse do poder inevitavelmente corrompe o livre juízo da razão."
SOBRE SÓCRATES...
"Depõe muito a favor de Sócrates o fato de que ele, entre todos os grandes pensadores - sigular neste aspecto como em muitos outros - jamais tenha se entregue ao trabalho de dar forma escrita aos seus pensamentos; pois é óbvio que, por mais que um pensador se preocupe com a eternidade, no instante em que se dispõe a escrever seus pensamentos deixa de estar fundamentalmente preocupado com a eternidade e volta a sua atenção para a tarefa de legar aos pósteros alguns vestígios deles. Adota a 'vida activa' e escolhe uma forma de permanência e de imortalidade potencial."
O HOMEM E A NATUREZA
"Entende-se por PARADIGMA um conjunto de pressupostos que, aceitos sem crítica durante determinado período histórico, funciona como fundamentos das concepções vigentes sobre o homem, a vida social, o ser e o conhecimento.
Como se sabe, nos pressupostos da civilização moderna o homem é concebido como indivíduo separado da natureza, e a sociedade, como resultante de uma associação racional de indivíduos, ignorando-se, tanto nos indivíduos quanto nas sociedades, a significação de suas afetividades e sociabilidade naturais. Separando o homem da natureza, a perspectiva moderna o separa de si mesmo, visto que o pensa como dividido entre uma consciência racional e um corpo. Assim, em sua perspectiva brutalmente reducionista, o psiquismo humano é visto apenas como consciência e razão, ao mesmo tempo que o corpo é pensado como parte da 'máquina burra' - modo pelo qual o paradigma reducionista concebe a natureza. Essa perspectiva, ao opor homem e natureza, estabelece uma relação de exterioridade e domínio. Separado da natureza, dos outros e de si mesmo, o homem da modernidade transformou o objetivo de domínio em prática predatória, e, definido exclusivamente a partir de sua racionalidade, levou a racionalidade presente em suas ciências e práticas produtivas a uma gigantesca irracionalidade global." CARLOS ALBERTO PLASTINO > Dependência, Subjetividade e Narcisismo na Sociedade Contemporânea.
HCTF -SOBRE O MST...
Sempre procuramos a justa compreensão do problema histórico dos sem terra, problema de caráter perverso que nos remete ao Abolicionismo. A sensibilidade para a compreensão do social em conflito de tal magnitude. Nabuco, em sua obra magistral, preconizava não só a extinção global da escravatura, o que julgava apenas o mínimo. Exige também a reforma agrária e a ajuda ao negro, proporcionando-lhe educação e preparo técnico para os vários tipos de trabalho. Parafraseando o mestre, o Movimento dos Sem Terra é um protesto contra a triste perspectiva de postergar indefinidamente a solução de um problema, que não é só de de justiça e consciência moral, mas também de previdência política. Ainda com Nabuco, pensamos que a propaganda reformista não deve se dirigir aos sem terra. Seria uma covardia, inepta e criminosa, e, além disso, um suicídio político para o Movimento, incitar à insurreição, ou ao crime, homens e mulheres sem defesa, e que a lei de Lynch, ou a justiça pública, imediatamente haveria de esmagar. O problema dos sem terra há de ser resolvido pela lei. A violência, o crime, o desencadeamento de ódios acalentados, só pode ser prejudicial ao lado que tem por si o direito, a justiça, a procuração dos oprimidos e os votos da humanidade toda.
"Juntar as coisas, ou atacando o círculo hermenêutico: > ver a estrutura do texto de forma a poder admirar os detalhes pessoais e vendo os detalhes pessoais de forma a entender a estrutura geral. > Evitar o terreno escorregadio dos "temas" e as águas perigosas do "personagem", que acaba, levando a argumentos ideológicos. > Em vez disso, deter-se nos blocos estruturais e metafóricos da construção. > No final das contas, o tema e o personagem acabam aparecendo (como não?), mas baseados (o tema e o personagem) no que está no livro e não nos impostos de fora pela prepotência dos clichês do dia a dia sobre raça, sexo ou classe social, ou os clichês mais antigos da "psicologia." > TAYLER, prof. de Literatura da unioversidade de Colúmbia, N. York.
SHAKESPEARE - Hamlet
"As mais brilhantes aparências podem encobrir as mais medíocres realidades; o mundo é sempre enganado pelo aparato."
Idem:
"Os amigos que tiveres, depois de provada a escolha, prende-os à tua alma com grilhões de aço, mas não gastes a mão a agradar cada companheiro novo e não experimentado."
"Aquele que mais ama é o subjugado e tem de sofrer." THOMAS MANN > Tônio Kroeger
"As coisas começadas pelo mal, só pelo mal se fortalecem." SHAKESPEARE > MacBeth
"A vida é apenas uma sombra que anda; é como um pobre ator que se pavoneia e se move durante uma hora no palco e de repente se cala." SHAKESPEARE > MacBeth
"Os erros do passado não se constituem em ameaça para um futuro promissor." ROBERTO TOURINHO
"Um mal não se abate sobre um... dois... três... E, sim, sobre dez... cem... mil..." ROBERTO TOURINHO
"Procure sempre o primeiro lugar, pois o segundo é um fracasso." JOSEPH KENNEDY
"Cala-te, ou diz alguma coisa mais do que o silêncio." PITÁGORAS
"Duas espécies de escritores têm gênio: os que pensam e os que fazem pensar." ROUX
"Para todas as coisas há uma estação, e para todo propósito debaixo do céu há um tempo: tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher; tempo de ferir e tempo de curar; tempo de destruir e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de afligir e tempo de dançar; tempo de espalhar e tempo de juntar; tempo de abraçar e tempo de não abraçar; tempo de procurar e tempo de descansar; tempo de guardar e tempo de jogar fora; tempo de rasgar e tempo de remendar, tempo de calar e tempo de falar." BÍBLIA > Eclesiastes
"Uma grande tradição pode ser herdada, mas a própria grandeza deve ser adquirida." WINSTON CHURCHILL
"Alguns homens veem as coisas como são e dizem: por quê? Eu sonho com coisas que nunca existiram e digo: por quê não?" BOB KENNEDY
"Dizem que as sementes do que seremos um dia, nascem conosco, mas sempre me pareceu que aqueles que não levam a vida a sério teem as sementes cobertas por um solo generoso e bem adubado." HEMINGWAY > Paris é uma Festa.
"Somos capazes ao mesmo tempo de correr riscos e de avaliá-los previamente. Outros são bravos por ignorância. Quando param para pensar, começam a temer. Mas o homem que mais legitimamente pode ser declarado bravo é o que mais conhece o significado do que é bom na vida e do que é terrível, e então vai sem medo ao encontro do que vier." SÓCRATES, citado por Platão.
"O homem não foi feito para a derrota. ele pode ser vencido, mas não destruído." ANDRÉ MALRAUX
"Não te aborreças. Sempre escrevestes antes e há de escrever agora. Tudo o que tens a a fazer é escrever uma frase verdadeira. Escreve a frase mais verdadeira que souberes." HEMINGWAY > Paris é uma Festa.
"As idéias ocultas e bem disfarçadas só elevam a obra de arte." ENGELS
"É inútil lamentar o vaso quebrado quando todas as forças do universo se reuniram para fazê-lo cair de nossas mãos." W. SOMESERT MAUGHAN
"... O que se aprende no meio dos flagelados: que há nos homens mais coisas a admirar do que coisas a desprezar." CAMUS, Albert
"E se há solução para o tédio, não a conheço. Se conhecesse, seria o primeiro filósofo que teria inventado um remédio para a vida." SINCLAIR LEWIS
"O homem é o único animal que sabe que deve morrer. Triste conhecimento, mas necessário porque ele tem idéias." VOLTAIRE
"Amo as dificuldades, as impossibilidades. Amo sobretudo a vida, e acredito que a produção, seja ela qual for, é sempre preferível ao repouso." ÉMILE ZOLA
"A felicidade é um estado de espírito; por conseguinte, não pode ser duradoura. É um nome abstrato, composto de algumas idéias de prazer." VOLTAIRE
"Primeiro a gente enlouquece, depois vê no que dá." THOMAS SOUTO CORRÊA
"Um homem sem endereço é vagabundo; com dois endereços é libertino." BERNARD SHOW
"Deus é contra quem faz a guerra, mas fica do lado de quem atira bem." VOLTAIRE
"Fulano não tem inimigos; em compensação nenhum de seus amigos gosta dele." OSCAR WILDE
"Marshall McLuhan disse que a palavra escrita está obsoleta. Para provar isso ele escreveu quinze livros." WORLD MAGAZINE
"A inércia é sempre a culpada." NAPOLEÃO
"Sempre que a missão, o objetivo final, deixa de ser nitidamente fixado, a manobra falha. Ou somos vitoriosos ou derrotados. Não existe meio termo na guerra." NAPOLEÃO
"Em toda tomada de poder deve haver, em algum momento, a espada. Mas a espada deve ser conduzida pela política." MAQUIAVEL
"As pessoas perdoam tudo num homem, exceto um mau texto." WINSTON CHURCHILL
"Um ator é um sujeito que, se você não estiver falando dele, não o está escutando." MARLON BRANDO
"Leva-se muito tempo para se ser jovem." PICASSO
"Em política, a maior tragédia é puxar o saco errado." ENNIO PESCE
"Ganhar é humano. Herdar é divino." OSCAR WILDE
"O bom texto não é escrito; é reescrito." OSCAR WILDE
"A juventude é tão maravilhosa que chega a ser criminoso desperdiçá-la em crianças." OSCAR WILDE
"A fé é a ausência da razão." NIETZSCHE
"Sinto em mim um fogo que não posso deixar extinguir, que, ao contrário, devo atiçar, ainda que não saiba a que espécie de saída isso vai me conduzir. Não me espantaria que essa saída fosse sombria. Mas em certas situações mais vale ser vencido do que vencer." VAN GOGH > Cartas ao irmão Theo.
"Após a morte trocamos o papel com aquela gente. Enquanto vivemos tem ela poder sobre o nosso corpo mortal, porém no momento da morte o esquecimento a envolve para sempre." STENDHAL, depois de ser recusado pela Academia Francesa. Balzac também foi recusado...
"A função do deputado deve ser representar os cidadãos comuns, indistintamente, contra a eterna conspiração dos fortes, dos ricos e dos poderosos." ÉMILE CHARTIER, filósofo do Partido Radical Francês.
"A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Uma aristocracia rural e semi-feudal importou-a e tratou de acomodá-la aos seus direitos e privilégios, os mesmos privilégios que tinham sido, no velho mundo, o alvo da burguesia contra os aristocratas." SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA > Raízes do Brasil
"Tanto em Homero como nos séculos posteriores, o conceito de aretê é frequentemente usado no seu sentido mais amplo, isto é, não só para designar a excelência humana como também a superioridade de seres não humanos; a força dos dentes ou a coragem e a rapidez dos cavalos de raça. Ao contrário, o homem vulgar não tem aretê e, se o escravo descende de uma família de alta estirpe, Deus tira-lhe a metade da aretê e ele deixa de ser o que era dantes. A aretê é o atributo da própria nobreza... Em geral, conforma com a modalidade de pensamento dos tempos primitivos, que designa por aretê a força e a destreza dos guerreiros ou lutadores e, acima de tudo, a heroicidade, considerada não no nosso sentido de ação moral e separada da força, mas sim intimamente unida a ela." WERNER JAEGER > Paidéia
"O estudo da ideologia é, entre outras coisas, um exame das formas pelas quais as pessoas podem chegar a investir em sua própria infelicidade. A condição de ser oprimido tem algumas pequenas compensações, e é por isso que às vezes estamos dispostos a tolerá-la. O opressor mais eficiente é aquele que persuade seus subalternos a amar, desejar e identificar-se com o seu poder; e qualquer prática de emancipação política envolve portanto a mais difícil de todas as formas de liberação, o lbertar-nos de nós mesmos. Mas o outro lado da história é igualmente importante, pois se tal dominação deixar, por muito tempo, de propiciar suficiente gratificação às suas vítimas, então estas com certeza acabarão por revoltar-se contra ela. Se é racional acomodar-se a uma mistura ambígua de sofrimento e prazer marginal, quando as alternativas políticas mostram-se obscuras e perigosas, é também racional rebelar-se quando o sofrimento ultrapassa em muito as gratificações, e quando tal ação pode encerrar mais ganhos do que perdas." OCTÁVIO BRANDÃO > Ideologia
Penso, logo não durmo - Marina Tourinho