27.3.08

MORRE RICHARD WIDMARK

Richard Widmark, o caubói do Velho Oeste que odiava violência morre aos 93 anos e foi sepultado às 15h10 de hoje (horário de Londres), 27 de março de 2008.
Comments Richard Widmark, que debutou com um filme sensacional, Kiss of Death (O Beijo da Morte), e atuou como ator principal em mais 40 filmes de Hollywood, morreu após longa enfermidade. Sua mulher, Susan Blanchard, disse que o ator morreu em sua casa em Roxbury, Connecticut, na segunda-feira. Ela não deu detalhes de sua doença e disse que o funeral seria privado. "Foi um grande choque, mas ele tinha 93 anos".
Quieto, um homem extraordinariamente calmo, Widmark representou papéis de assassinos, policiais e pistoleiros do Velho Oeste e, já famoso, disse odiar armas e violência, acrescentando ser inacreditável para ele viver na única nação civilizada a não ter um controle efetivo sobre armas. Após uma carreira no rádio (dramas) e no teatro, foi levado às telas pelas mãos de Tommy Udo, em o Beijo da Morte (Kiss of Death), produção de 1947. Foi indicado para o Oscar (ator coadjuvante) e essa foi a sua única indicação.

Richard Widmark (à esquerda) e John Wayne, em ÁLAMO


Na foto acima, o ator com Lauren Bacall, em 1955 (The Cobweb). Ator consagrado, fez 20 filmes para a Fox entre 1957 e 1964. Após deixar a Fox, sua carreira continou a florir. Apareceu como Jim Bowie, contracenando com John Wayne em Álamo, com James Stewart, no filme de John Ford, Two Rode Together, como o promotor americano em Julgamento em Nüremberg e com Robert Mitchum e Kirk Douglas em A Caminho do Oeste.
Nos últimos anos, Widmark apareceu esporadicamente em filmes e na TV. Ele declarou à revista Parade que havia descoberto o quanto lhe era irritante o processo de se fazer um filme:. "Eu não tenho mais paciência, tenho poucos anos de vida e não quero despendê-los em sets de filmagens por 12 horas a fio para aparecer em 02 minutos de filme.